Skip to content

Polimorfas #2 – Viva la menstruação

Polimorfas #2 – Viva la menstruação
Polimorfas

 
 
00:00 / 1:23:11
 
1X
 

O líquido que marca ciclos, poltronas e tabus.
Hoje estou com Amanda Gaspar, Annie Galdino e Débora Ruiz (empolgadíssimas). Refletimos sobre o significado e, de forma leve, a representação social da menstruação durante os tempos. Para todos corpos que menstruam ciclicamente, eventualmente ou já menstruaram. Para os que ainda não menstruaram e nunca irão menstruar. Para os corpos que menstruam de forma digna ou vulnerável. Para que menstruar seja cada vez mais político. E natural. E leve.
Este é o nosso convite.

#Poliacessível: Ao fundo, um cetim vermelho levemente amarrotado. No centro da imagem, uma concha simulando o formato de uma vulva, com suculentas plantadas em seu interior.

Indicações:

Projeto “Vulva Política”

Calendário menstrual Clue

Livro digital sobre o corpo e a menstruação “Viva seu ciclo”

Mandala Lunar

The Labia Project

Lasciva Lua : Instagram e canal do YT

Podcast PPKAS Cintilantes – Ep sobre mulheres em situação de rua

Podcast Baseado Em Fatos Surreais –
O caso menstrual BFS-078

Livros citados:
origem do mundo: Uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado, de Liv Strömquist, Segundo Sexo de Simone de Beauvoir e  Presos que menstruam, de Nana Queiroz.

Músicas utilizadas:
Heavens To Betsy – My Red Self 
Hand Job Academy – Shark Week 

Capa: Nicolli Gautério



7 Comments

  1. Juliana Juliana

    Como assim tem homens que menstruam?!

    • Polimorfia Polimorfia

      Olá, Juliana! Então, quando tratamos sobre corpos e gênero de forma tão atrelada como é o assunto do episódio, é necessário que se considere o recorte de pessoas trans. Alguns homens trans ainda menstruam, pois assumindo gênero como algo subjetivo e independente da constituição fisiológica, não é necessária a transição que geralmente imaginamos em nossa sociedade, se a pessoa se sente confortável com seu corpo. Inclusive mesmo em casos onde se faça uso de hormônios, pode acontecer: https://www.hypeness.com.br/2015/11/a-emocionante-historia-do-homem-trans-que-se-descobriu-gravido/ . Assim como consideramos também mulheres que não menstruam além de mulheres cis (que nasceram com fisiologia de fêmea) que podem não menstruar por diversos motivos (alguma complicação de saúde, escolha própria etc) as mulheres trans, pois nasceram com o sistema reprodutor masculino. Ou seja, alguns homens trans menstruam então não podemos dizer que apenas mulheres menstruam. Mas algumas mulheres não menstruam então não podemos dizer também que todas mulheres menstruam. Muito obrigada por comentar, caso tenha dúvidas estaremos felizes em conversar <3 Nosso objetivo é justamente esse. (vc pode me encontrar no twitter @nekolli)

      • Juliana Juliana

        Sim, concordo no que diz respeito à pessoas trans.
        É que achei que estavam falando por outro motivo… porque mais à frente citaram procedimentos em homens que o pênis também sangrava e tal, achei que fosse alguma alusão a isso, kkk

        Mas obrigada pela resposta!

        • Polimorfia Polimorfia

          Eu pensaria a mesma coisa ahuauhsa No processo de pesquisa e gravação algumas coisas acabam passando despercebidas, deveríamos ter explicado sobre isso no início. Estarei mais atenta nas próximas! :*

  2. Erika Erika

    O coletor descartável (Prudence, né?) não tem a finalidade de substituir o convencional… ele é só uma “ferramenta” para permitir relações sexuais durante a menstruação sem que haja vazamentos (e isso não é só uma questão de “nojo” ou algo assim, mas tem locais que não dá pra rolar um puta vazamento de sangue, né).
    Pelo menos nunca ouvi falar de ninguém que usasse ele sem ser pra esse motivo…
    Acho uma idéia boa e tenho muita curiosidade de testar!

    • Polimorfia Polimorfia

      Verdade, não tinha pensado na questão prática… a mão da problematização tremeu antes ahaahuahua Nem sempre é conveniente limpar uma cena de filme de terror. O que me passou em primeiro momento foi a questão de ser algo para evitar o -> contato <- com o sangue menstrual. Tu conhece alguém que já testou? Agora fiquei curiosa para saber também se a gente sente "cutucando" sendo "empurrado".

      • Erika Erika

        Exato! Dependendo do dia do fluxo parece que ocorreu uma chacina! kkk
        Mas nao, inclusive na embalagem dele tá escrito “sexo até naqueles dias” ou algo assim. Acho que o propósito foi mais esse mesmo.

        Nao conheço ngm pessoalmente, mas li comentários positivos no twitter e em blogs!
        Mas a maioria dizia que nao sentiu nada estranho e nem o parceiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.